11 de maio de 2009

PROFESSORES COORDENADORES DOS LEI DA 10ª CREDE -
NO CURSO DE TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO.


www.thinkquest.org

Projetos de Aprendizado

Integre projetos de aprendizado ao currículo de sala da aula. Escolha um tópico, designe alunos, convide professores e colabore com membros de todo o mundo.

Páginas

Os projetos tomam forma quando os alunos criam páginas com texto, imagens, recursos de multimídia, votos, brainstorms, debates e mensagens.

Competição

Escolha um tópico, monte uma equipe e construa um site. Os prêmios podem incluir um laptop e uma viagem a São Francisco para participar do ThinkQuest Live.

Biblioteca

Este premiado recurso contém mais de 7.000 projetos, oferecendo aos alunos a oportunidade de ter seu trabalho publicado e visto por milhões de pessoas.

Benefícios

Os participantes desenvolvem habilidades para o século XXI, como pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação, criatividade, tecnologia, autodirecionamento e compreensão intercultural.

Protegido e Grátis

A Oracle Education Foundation oferece às escolas K-12 um ambiente seguro a um custo zero. O ThinkQuest é protegido por senha e monitorado por professores, além de não permitir propaganda.

Etapas para Inscrição

1. Um professor ou administrador de escola preenche o formulário on-line.
2. Nós analisamos o formulário e verificamos se a escola é credenciada.
3. O contato da escola agora está pronto para criar projetos ou entrar na competição.


VAMOS PARTICIPAR!!!!!!!!!!!

ThinkQuest

Marcelo Alves, da SEDUC,

Mostrando um dos novos Projetos do Governo na área de Educação Digital. Vimos sobre o ThinkQuest, um ambiente interativo -- Uma plataforma de aprendizado na qual professores e alunos criam projetos de aprendizado, participam de uma competição no site e navegam por uma biblioteca de projetos de alunos.

A exigência de aprender continuamente ao longo da vida constitui na sociedade atual um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformar as informações em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.


No contexto atual o professor precisa:
  • ter domínio do conteúdo de sua área;

  • entender os processos de aprendizagem dos alunos;

  • saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;

  • conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar;

  • entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.

Isto requer a reconstrução da prática pedagógica do professor, ou seja, do profissional que lida no seu dia-a-dia com os fatos que emergem de realidades singulares. A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.


Parte da turma Tecnologias na Educação, em momento relax para foto. Foi muito proveitoso esse curso.


Aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro. Daí a importância das interações e de situações que favoreçam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento.
O processo de aprendizagem precisa ser contínuo e, para isto, devemos nos preparar para aprender a aprender e para assumirmos uma postura de abertura e de indagação sobre a própria prática.

O aprendizado ao longo da vida pode acontecer de maneira formal em cursos de formação, no compartilhamento e reflexão sobre a própria experiência com seus pares, na interação com os alunos e com outros atores que buscam novas compreensões sobre o fazer pedagógico, na leitura de textos sobre a prática profissional, na participação em congressos e seminários e em grupos de estudos, entre tantas outras possibilidades.


Sempre que surge uma nova tecnologia, por algum tempo as pessoas ficam deslumbradas diante da novidade. No entanto, passada a euforia, o que fica desse processo inicial?

CURSO: Tecnolgologias na Educação

Fátima do NTE - 10ª CREDE - RUSSAS
Fazendo o repasse do Curso para os Professores Coordenadores dos LEI

Estudo em grupo

Pausa para a foto da turma


A equipe de professores de Aracati: Regina, Eudaizya e Rosangela.


Fazendo anotações de todos os detalhes do curso.

Contextualização
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A sociedade, chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia, por outros de sociedade do conhecimento ou ainda sociedade da aprendizagem, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios.
Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.

No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos. O desafio atual do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida.
Os alunos precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea, o que implica novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia, etc.) próprias da cibercultura, além das demais formas já conhecidas.