11 de maio de 2009
www.thinkquest.org
Projetos de Aprendizado
Integre projetos de aprendizado ao currículo de sala da aula. Escolha um tópico, designe alunos, convide professores e colabore com membros de todo o mundo.
Páginas
Os projetos tomam forma quando os alunos criam páginas com texto, imagens, recursos de multimídia, votos, brainstorms, debates e mensagens.Competição
Escolha um tópico, monte uma equipe e construa um site. Os prêmios podem incluir um laptop e uma viagem a São Francisco para participar do ThinkQuest Live.
Biblioteca
Este premiado recurso contém mais de 7.000 projetos, oferecendo aos alunos a oportunidade de ter seu trabalho publicado e visto por milhões de pessoas.
Benefícios
Os participantes desenvolvem habilidades para o século XXI, como pensamento crítico, trabalho em equipe, comunicação, criatividade, tecnologia, autodirecionamento e compreensão intercultural.
Protegido e Grátis
A Oracle Education Foundation oferece às escolas K-12 um ambiente seguro a um custo zero. O ThinkQuest é protegido por senha e monitorado por professores, além de não permitir propaganda.Etapas para Inscrição
1. Um professor ou administrador de escola preenche o formulário on-line.
2. Nós analisamos o formulário e verificamos se a escola é credenciada.
3. O contato da escola agora está pronto para criar projetos ou entrar na competição.
VAMOS PARTICIPAR!!!!!!!!!!!
ThinkQuest
No contexto atual o professor precisa:
- ter domínio do conteúdo de sua área;
- entender os processos de aprendizagem dos alunos;
- saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;
- conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar;
- entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.
Isto requer a reconstrução da prática pedagógica do professor, ou seja, do profissional que lida no seu dia-a-dia com os fatos que emergem de realidades singulares. A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.
O processo de aprendizagem precisa ser contínuo e, para isto, devemos nos preparar para aprender a aprender e para assumirmos uma postura de abertura e de indagação sobre a própria prática.
O aprendizado ao longo da vida pode acontecer de maneira formal em cursos de formação, no compartilhamento e reflexão sobre a própria experiência com seus pares, na interação com os alunos e com outros atores que buscam novas compreensões sobre o fazer pedagógico, na leitura de textos sobre a prática profissional, na participação em congressos e seminários e em grupos de estudos, entre tantas outras possibilidades.
Sempre que surge uma nova tecnologia, por algum tempo as pessoas ficam deslumbradas diante da novidade. No entanto, passada a euforia, o que fica desse processo inicial?
CURSO: Tecnolgologias na Educação
Contextualização | ||||||||||||||
|
A sociedade, chamada por alguns pensadores de sociedade da tecnologia, por outros de sociedade do conhecimento ou ainda sociedade da aprendizagem, caracteriza-se pela rapidez e abrangência de informações. A realidade do mundo atual requer um novo perfil de profissional e cidadão que coloca para a escola novos desafios.
Encontramos, no cotidiano, situações que demandam o uso de novas tecnologias que provocam transformações na nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.
No bojo das mudanças tecnológicas, culturais e científicas, não há como prever quais serão os conhecimentos necessários para viver em sociedade e inserir-se no mundo do trabalho daqui a alguns anos. O desafio atual do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável e para que sejam contínuos aprendizes, que tenham autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e saibam aprender a aprender ao longo da vida.
Os alunos precisam ser preparados para utilizar os sistemas culturais de representação do pensamento que marcam a sociedade contemporânea, o que implica novas formas de letramento ou alfabetização (sonora, visual, hipermídia, etc.) próprias da cibercultura, além das demais formas já conhecidas.