11 de abril de 2013

A importância do cuidar!

A aula de hoje administrada pela professora Anaíla fala sobre a importância do cuidar. Após assistir o vídeo motivacional comente a citação abaixo enfocando a prática do profissional de saúde.
https://www.youtube.com/watch?v=YbFjDVbi4Os 


“Cuidar do outro não é somente uma ação técnica, mas também sensível, que envolve o contato entre humanos através do toque, do olhar, do ouvir, do olfato, da fala. Ação que envolve a sensibilidade própria dos sentidos e também a liberdade, a intuição e a comunicação. Cuidar implica, também, em intervir no corpo do outro, no seu espaço íntimo”. 






Fonte figura: https://www.google.com.br/search?q=cuidar&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a&um=1&ie=UTF-8&hl=pt-BR&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=HKRmUZ3-I5H68QTFlIGQBA&biw=1525&bih=697&sei=HqRmUYKcOpCM9ATUxIDQBg#um=1&client=firefox-a&rls=org.mozilla:pt-BR%3Aofficial&hl=pt-BR&tbm=isch&sa=1&q=cuidador&oq=cuidador&gs_l=img.3..0l7.28538.29929.2.30215.4.4.0.0.0.0.208.715.0j2j2.4.0...0.0...1c.1.8.img.kVbuDH1Z8Pw&bav=on.2,or.r_cp.r_qf.&bvm=bv.45107431,d.eWU&fp=da03cbe436bfcc8a&biw=1525&bih=697&imgrc=BBXj-ZZO8fSBVM%3A%3BvQP0Ezsuw2-wUM%3Bhttp%253A%252F%252Fimages03.olx.com.br%252Fui%252F20%252F43%252F34%252F1332895687_338363934_1-SEJA-UM-CUIDADOR-ESPECIALIZADO-Centro.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fguarulhos.olx.com.br%252Fseja-um-cuidador-especializado-iid-338363934%3B375%3B259

27 comentários:

  1. Devemos cuidar dos outros com forama de carinho,amor,mas nunca maltratar ninguém.Devemos respeitar os sentimentos dos outros!
    ARLEN DAMASCENO
    TÉCNICO DE ENFERMAGEM:01

    ResponderExcluir
  2. Para mim cuidar é amar, respeitar dedicar-se a dar seu melhor.

    ResponderExcluir
  3. BOM MEU COMENTARIO SOBRE ESSE VIDEO, É BEM SIMPLES POIS TUDO QUE SE FALA NELE, É IMPORTANTE PARA TODOS NÓIS... POIS A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR PARA MUITAS PESSOAS NÃO TEM NENHIM VALOR É E PORISSO QUE NESSE VIDEO FAZ COM QUE VOÇÊ REFLITA MAIS SOBRE AS SUAS IDEIAS EM RELAÇÃO AO PROXIMO... PARABÉNS POR ESSA MARAVILHOSA HISTÓRIA QUE COMPÕE ESSE VIDEO... É A TODOS OS ALUNOS...

    ResponderExcluir
  4. Concordo que cuidar não é só uma ação técnica, agente tem que cuidar de coração um do outro e não cuidar só por cuidar. Nós devemos ter mais humildade com as pessoas e nos botarmos no lugar delas.

    ResponderExcluir
  5. mas amar não é simples assim: eu te amo, pois se amor é uma coisa tão linda porquê as pessoas tem medo de dizer eu te amo, amar é cuidar pois so quem cuida sabe o que é amor

    ResponderExcluir
  6. Cuidar é amar as pessoas ao seu redor, cuidando e se dedicando como se fosse da própria família... É respeitar a todos sem preconceito com ninguém... É dar atenção a aquelas pessoas que mais precisam... Enfim é ser antencioso com nossos pacientes, de forma igualitária.
    Enfermagem I - Karla Thaís

    ResponderExcluir
  7. cuidar é sentir amor, carinho, companherismo e afetividade ao próximo.
    É ter cuidado e cuidar. Companherismo também se torna um dos principais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidar é amar o próximo como a si próprio é dar carinho e atenção.Nós como profissionais de enfermagem devemos tratar todos de uma maneira especial sem preconceitos ou descriminaçoẽs. ENFERMAGEM I -Beatriz Souza

      Excluir
    2. Adorei muito nota 10 é uma verdadeira lição de vida para quem realmente quer execultar essa profissão.Vou levar essa lição para o resto de minha vida. Cuide do proximo como se ele fosse a coisa mais especial pra você. Ramilça lima.

      Excluir
  8. " A ARTE DO CUIDAR "
    -CUIDAR DE ALGUÉM, É UMA FORMA DE CARINHO, AMOR, AFETO..
    CUIDAR DE ALGUÉM, QUER DIZER QUE VOCÊ TEM SENTIMENTOS!
    E COMO A ENFERMEIRA DO VÍDEO FALA: "NÃO IREMOS FICAR SEMPRE TODOS LIMPINHOS, MAQUIADOS.."
    IREMOS LUTAR PELA VIDA DE ALGUÉM, ALGUÉM QUE POSSA MERECER OU NÃO ISSO.. MAS IRÁ SER O NOSSO TRABALHO,E TEMOS QUE CUMPRI-LO! (:
    CUIDAR É ARTE, E NEM TODO MUNDO É ARTISTA.
    MACIMEIRE CARDOSO.
    ENFERMAGEM 01 .

    ResponderExcluir
  9. A enfermagem é a arte de cuidar e nós como futuros técnicos de enfermagem devemos cuidar dos nossos pacientes.

    ResponderExcluir
  10. Devemos tratar as pessoas como queremos que elas nos trate:com amor carinho etc,pois o curso que estamos fasendo requer muito isso amor pelo proximo.Entao devemos ter amor pelo que fazemos.E é isso amor pelas pessoas.

    ResponderExcluir
  11. Bom,para mim cuidar das pessoas é um lindo trabalho
    pois,ajudandar as pessoas eh uma forma de se sentir melhor,
    e esse vidio falou sobre tudo isso,quem trabalha na área da saúde,tem que realmente gostar da área e se empenhar ao máximo,pois estamos falando de pessoas que merecem atenção, cuidado, respeito, cainho,afeto e compaixão...
    parabéns a todos da enfermagem que valorizam seu trabalho...
    Enfermagem 1 Brena Kelly

    ResponderExcluir
  12. Em primeiro lugar devemos ter amor ao próximo como a si mesmo, no entanto também a comunicação e o conhecimeto são fundamentais para a profissão. Ter uma mente positiva e otimista.
    Sandoval Junior-Enfermagem I

    ResponderExcluir
  13. " A IMPORTÂNCIA DO CUIDAR! "
    TODOS NÓS DEVEMOS TER A SOLIDARIEDADE DE CUIDAR DE ALGUÉM QUE MESMO NÃO SENDO DE NOSSAS FAMÍLIAS, DEVEMOS RESPEITAR, E AMAR ACIMA DE TUDO. - Letícia Silva. Enfermagem 1.

    ResponderExcluir
  14. Pra mim não há maior satisfação, do que fazer de um rosto triste o mais belo sorriso... É preciso que sejamos sensíveis,com os nossos irmãos para entender o que é oculto aos nossos olhos..

    ResponderExcluir
  15. "Acho que cuidar não é apenas tratar de uma pessoa fisicamente, para mim cuidar vai muito mais além se apenas importa-se com uma pessoa, devemos ama-la e cuidar dela com carinho, passar para ela toda a sensibilidade que ela meresse e dar o maximo de atenção, para que ela possa se sentir honrado em estar na sua presença."
    ENFERMAGEM 01
    ISABELLE PEREIRA

    ResponderExcluir
  16. Eu achei muito bom porque temos que cuidar dos pascientes da melhor maneira possivel.

    ResponderExcluir
  17. A minha opnião sobre esse video não é muito diferente do que foi falado,para mim devemos tratar as pessoas como queríamos ser tratado,se queremos seguir uma profissão, tem que ser porque você gosta não por obrigação ou porque alguém escolheu por você.Enfermagem é uma aréa que requer de mim e de você um esforço enorme ,além de coragem e amor.Cuidar de uma pessoa é bem diferente de cuidar de um animal de estimação,tudo tem que ser feito de coração!

    ResponderExcluir
  18. CUIDAR DE ALGUÉM É ALGO, MARAVILHOSO. E TEMOS QUE FAZER ISSO DE FORMA IGUALITÁRIA!
    PATRICIA BARBOSA. ENFERMAGEM 01

    ResponderExcluir
  19. o cuidar, é um dos papeis mas importante na nossa área da enfermagem, pois devemos cuidar e amar o próximo como nós mesmo.'pois é a enfermagem e a arte de cuida".

    ResponderExcluir
  20. arte do cuidar
    E fundamental cuidar uns dos outros para fazermos da sociedade um lugar melhor para se viver
    valsino JR enfermagem 1

    ResponderExcluir
  21. Cuidar é sempre cuidar do próximo com igualdade, atenção, amor e carinho para que todos se sintam bem recebidos e cuidados.

    ResponderExcluir
  22. "A ARTE DO CUIDAR"

    COMO PROFISSIONAIS DA SAUDE TEMOS SEMPRE QUE ESTAR CONCIENTES SOBRE A ARTE DO CUIDAR, A ARTE DO AJUDAR. DEVEMOS PENSAR NA VIDA DO OUTRO COMO A NOSSA, TRATAR O OUTRO COMO ALGUÉM DE NOSSA FAMILÍA. DEVEMOS ESTAR PREPARADOS E SABERMOS QUE É NOSSO DEVER, NOSSA OBRIGAÇÃO COMO PROFIISONAIS CUIDAR, AMAR A APROFFISSÃO, TER O MAXIMO DE DEDICAÇÃO COM O TRABALHO E DEDICAÇÃO ACIMA DE TUDO AO CUIDAR DA VIDA DO PRÓXIMO.

    SANDER ANDERSON MONTEIRO
    ENFERMAGEM I

    ResponderExcluir
  23. ´´A arte do Cuidar ´´´
    É zelar pela saúde e bem estar de pacientes, cuidar de alguém que você nunca viu na vida,
    mas mesmo assim, ajudar e fazer o melhor por ela,e ter amor pelo que faz ;)

    ResponderExcluir