6 de maio de 2013

Vídeo Educação Fiscal- IPTU


Este Mês realizamos a atividade de produção de vídeo sobre Educação fiscal o tema escolhido pelos alunos foi: IPTU. Nosso vídeo é um questionamento acerca do significado desta sigla. Afinal o que é o IPTU e para que serve o pagamento deste imposto???

Confira: http://www.youtube.com/watch?v=YExukTnf28A

30 comentários:

  1. IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto brasileiro que cada pessoa que possui uma propriedade urbana, como um apartamento, sala comercial ou uma casa. O IPTU consta na Constituição Federal, e serve tanto para pessoas jurídicas, como pessoas físicas.
    E seu principal objetivo é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades.
    E também tem uma função social muito importante, que é evitar que grandes propriedades sejam mal utilizadas pelos donos, uma vez que, quando provado que a propriedade não está sendo corretamente aproveitada, o governo pode aumentar o IPTU, com o objetivo de fazer com que os proprietários vendam o imóvel, e assim torná-lo produtivo.

    ResponderExcluir
  2. O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) que é utilizado em benefícios para a cidade. Chegam até nós através da construção, reforma e manutenção de ruas, postos de saúde, remédios, pagamento de médicos e demais servidores. Escolas e Creches, complementa a merenda escolar, o transporte coletivo, material didático e os salários dos professores. Lazer Esporte e Cultura, Assistência Social, entre outros. O destino dos recursos do IPTU é investido na qualidade das nossas vidas. Diferentemente dos demais impostos que são pagos e destinados ao Governo Estadual que retorna apenas uma pequena parte ao município, o IPTU fica integralmente no município.

    Hosp.II

    ResponderExcluir
  3. (IPTU) é um imposto de competência dos municípios, que recai sobre a propriedade predial e territorial urbana, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, e tem como base de cálculo seu valor venal.O IPTU serve para custear despesas de administração e dos investimentos em obras de infraestrutura do município e serviços essenciais à população, como saúde, segurança e educação.

    ResponderExcluir
  4. IPTU é imposto Brasileiro que cada pessoa q mora na cidade é obrigado apaga pelas suas propriedade e tambem serve para as pessoas juridicas,como
    pessoas fisica.e em troca recebe beneficios na cidade. Hospedagem 2

    ResponderExcluir
  5. (IPTU) é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto brasileiro que cada pessoa que possui uma propriedade urbana, como um apartamento, sala comercial ou uma casa. O IPTU consta na Constituição Federal, e serve tanto para pessoas jurídicas, como pessoas físicas.

    ResponderExcluir
  6. O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades. As pessoas que não moram na cidade, e sim em propriedades rurais, também pagam imposto.IPTU é a sigla Imposto Predial e Imposto Territorial Urbano (ITU).

    ResponderExcluir
  7. IPTU, significa Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana, que é ultilizado para os cidadãos e para a cidade, em forma de benefícios aos mesmos. Isso chega até nós em forma de Saúde, Saneamento básico, Material Didático para as escolas e divesos outros benefícios.

    ResponderExcluir
  8. Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) , que cada cidadão estabelece na sociedade obrigatoriamente, pois é nescessário para obter recursos na cidade em que o governo constituem financeiramente.

    ResponderExcluir
  9. (IPTU) é o imposto que as pessoas pagam para garante sua moradia. Esse imposto pode ser investido em varias coisas, pode ser na saúde e na educação...

    ResponderExcluir
  10. IPTU é a sigla para Imposto Predial e Territorial Urbano, que é um imposto brasileiro que cada pessoa que possui uma propriedade urbana, como um apartamento, sala comercial ou uma casa. O IPTU consta na Constituição Federal, e serve tanto para pessoas jurídicas, como pessoas físicas.

    ResponderExcluir
  11. IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) serve para pagar o governo e que cada pessoa que possui uma propriedade urbana, como um apartamento, sala comercial ou uma casa. O IPTU consta na Constituição Federal, e serve tanto para pessoas jurídicas, como pessoas físicas. O iptu serve também para obter recursos financeiros para o governo...
    Hosp. II
    Paulo, Vinícius e Victor..

    ResponderExcluir
  12. O Imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana (IPTU) é um imposto brasileiro instituído pela Constituição Federal cuja incidência se dá sobre a propriedade urbana. Ou seja, o IPTU tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de propriedade imóvel localizada em zona urbana ou extensão urbana. Em caso de áreas rurais, o imposto sobre a propriedade do imóvel é o ITR. Os contribuintes do imposto são as pessoas físicas ou jurídicas que mantém a posse do imóvel, por justo título.

    ResponderExcluir
  13. IPTU é um imposto brasileiro que cada pessoa que tem uma propriedade deve pagar, que serve para pessoas jurídicas e pessoas físicas.Tem uma função , que é evitar que grandes propriedades sejam mal utilizadas pelos donos.
    Hospedagem II

    ResponderExcluir
  14. IPTU é o imposto pago pelo abitante de uma cidade que tem algum tipo de imóvel,terrenos.Eles tem que pagar pois é obrigatóri pagar os impostos de renda.

    ResponderExcluir
  15. O IPTU é o imposto predial e territorial urbano e tem uma função social muito importante, que é evitar que grandes propriedades sejam mal utilizadas pelos donos, uma vez que, quando provado que a propriedade não está sendo corretamente aproveitada, o governo pode aumentar o IPTU, com o objetivo de fazer com que os proprietários vendam o imóvel, e assim torná-lo produtivo.
    II

    ResponderExcluir
  16. IPTU imposto predial e territorial urbano, mas além disso ao pé da letra para que serve o IPTU? Serve para garante o lugar onde moramos , e algumas pessoas se perguntam para que serve este dinheiro que pagamos? Falam que é para os hospitais , para garante os policiais nas ruas , os professores nas escolas , sim e para isso mesmo que o pagamento do IPTU serve. Mas nem sempre é assim e todos sabem disso pois é fato e todos podem ver nem sempre existe médicos nos hospitais , segurança nas ruas e professores nas escolas. O IPTU é para fornecer a educação, segurança e saúde.

    Josilene Nascimento
    Hospedagem II

    ResponderExcluir
  17. Como faço parte do curso de Finanças, uma de nossas matérias é Legislação Tributaria, muitos sabemos que existem vários impostos pagos pela população e o IPTU é um imposto de âmbito nacional , que é tipo um seguro da casa onde moramos mais muitas pessoas nao pagam esse imposto, porque falta de conhecimento e outros porque nao querem mesmo, e esse imposto que pagamos deve ser voltado para nós em forma de alguma necessidade básica, como saúde, educação, lazer que muitas vezes esses impostos são mal utilizado.

    Matheus Gabriel
    Finanças II

    ResponderExcluir
  18. O IPTU também tem uma função social muito importante, que é evitar que grandes propriedades sejam mal utilizadas pelos donos, uma vez que, quando provado que a propriedade não está sendo corretamente aproveitada, o governo pode aumentar o IPTU, com o objetivo de fazer com que os proprietários vendam o imóvel, e assim torná-lo produtivo.

    ResponderExcluir
  19. IPTU é um imposto de âmbito nacional, ele serve como seguro das casas da população, quem pagar tem direito de ter seguro, já quem não pagar não tem direito do seguro do bem domiciliar! Ele como principal função, é a obtenção de recursos financeiros para os municípios, embora ele também possa ser utilizado como instrumento urbanístico de controle do preço da terra.

    ResponderExcluir
  20. O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é um imposto de competência dos municípios, que recai sobre a propriedade predial e territorial urbana, tendo como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel, e tem como base de cálculo seu valor venal.Ervelyn Oliveira- finanças 2!

    ResponderExcluir
  21. O IPTU é mais um dos imposto que a população deveria pagar pois esse imposto cobrado e retornado para nois em forma de beneficio para a nossa sociedade, mais tem muitas pessoas que nao pagam esse imposto por não saberem para que serve esse imposto ou menos porque não querm mesmo...

    Delmira Lucas
    Finanças 2

    ResponderExcluir
  22. IPTU como anteriormente dito é : imposto predial e territorial urbano, esse imposto é uma forma de que o governo criou para que os que pagam recebam beneficios em forma de Infraestrutura,Ivestimentos na saúde,educação e entre outros... Enfim,isso são de certa forma um grande beneficio para população, na minha opinião é importante que todos moradores de qualquer cidade, deve pagar para que no futuro receba esse beneficio que é por direito de quem paga.
    :D
    Venâncio Santos
    Finanças II

    ResponderExcluir
  23. O imposto predial e territoria urbano serve tanto pra casas como terrenos serve tanto pra pessoas fisicas ou juridicas! obtem-se esse imposto para a melhoria da cidade, mas que esse imposto como assimn os outros nem sempre são usados de boa forma! vithor Ariel finanaças 2

    ResponderExcluir
  24. ITR- Imposto Territorial Rural é o impostoque os moradores das zonas rurais devem ao invés do IPTU-Imposto Predial Territorial Urbano,já que residem na área rural.Ao contrário do IPTU, que é lançado pelas prefeituras, cabe ao proprietário rural lançar o valor de sua propriedade no ITR, ou seja, ele paga em cima daquilo que declara - o formulário preenchido é semelhante ao imposto de renda.Onde eu moro como é interior deveriamos pagar o ITR e não o IPTU ,mas quase ninguém paga nenhum nem outro.
    Alaine Lima-finanças II

    ResponderExcluir
  25. O IPTU(Imposto Predial e Territorial Urbano), um imposto brasileiro que cada pessoa que possui uma propriedade urbana, como um apartamento, sala comercial ou uma casa.
    Os impostos são tributos pagos pelo cidadão e servem para custear os gastos públicos com saúde, segurança, educação, transporte, cultura, pagamentos de salários de funcionários públicos, etc. O dinheiro arrecadado com impostos também é usado para investimentos em obras públicas (hospitais, rodovias, hidrelétricas, portos, universidades, etc).

    Jenniffer Melo
    Finanças 2

    ResponderExcluir
  26. O objetivo principal do IPTU é basicamente fiscal, ou seja, obter recursos financeiros para o Governo, mas também pode ser um meio para controlar os preços das propriedades.
    Na zona rural, a população paga o ITR- Imposto Territorial Rural que é o imposto que os moradores das zonas rurais devem ao invés do IPTU-Imposto Predial Territorial Urbano,já que residem na área rural.

    Gabrielle A.C.
    Informática 2

    ResponderExcluir
  27. IPTU é um imposto pago por aqueles que possuem alguma propriedade urbana, que serve para suprir gastos com a sáude, transporte, educação, entre outros, ou seja é um tributo usado para investimentos de obras públicas, afim de melhorar a cidade!


    Luana L.
    Informática II

    ResponderExcluir
  28. Atraves desse video pode-se perceber que ainda existe muitas pessoas que não sabem o que é IPTU,assim acabam sendo prejudicadas futuramente,pois nós sabemos que quem não pagar esse imposto, tem a possibilidade de perder ate sua moradia.

    Janielle Barbosa
    2º de Informática

    ResponderExcluir
  29. Realmente,pagar o IPTU nem sempre vale a pena por que na maioria das vezes não tem retorno do governo em obras que iram melhorar nossa vida no local onde vivemos,mas em alguns casos vale muito apena pois temos uma melhoria na saúde,educação,lazer,segurança,ou seja,parece ser correto pagar o IPTU mesmo que não tenha retorno pois estaremos seguindo a lei!!


    Gustavo César
    Informática II

    ResponderExcluir