11 de maio de 2009

A exigência de aprender continuamente ao longo da vida constitui na sociedade atual um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformar as informações em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.


No contexto atual o professor precisa:

  • ter domínio do conteúdo de sua área;

  • entender os processos de aprendizagem dos alunos;

  • saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;

  • conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar;

  • entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.

Isto requer a reconstrução da prática pedagógica do professor, ou seja, do profissional que lida no seu dia-a-dia com os fatos que emergem de realidades singulares. A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.


Parte da turma Tecnologias na Educação, em momento relax para foto. Foi muito proveitoso esse curso.


Aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro. Daí a importância das interações e de situações que favoreçam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento.
O processo de aprendizagem precisa ser contínuo e, para isto, devemos nos preparar para aprender a aprender e para assumirmos uma postura de abertura e de indagação sobre a própria prática.

O aprendizado ao longo da vida pode acontecer de maneira formal em cursos de formação, no compartilhamento e reflexão sobre a própria experiência com seus pares, na interação com os alunos e com outros atores que buscam novas compreensões sobre o fazer pedagógico, na leitura de textos sobre a prática profissional, na participação em congressos e seminários e em grupos de estudos, entre tantas outras possibilidades.


Sempre que surge uma nova tecnologia, por algum tempo as pessoas ficam deslumbradas diante da novidade. No entanto, passada a euforia, o que fica desse processo inicial?

0 comentários:

Postar um comentário