A exigência de aprender continuamente ao longo da vida constitui na sociedade atual um desafio para todas as pessoas e uma necessidade premente colocada aos educadores. Não se trata apenas de ter acesso a informações, mas sim de saber buscá-las em diferentes fontes e, sobretudo, transformar as informações em conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho.
No contexto atual o professor precisa:
- ter domínio do conteúdo de sua área;
- entender os processos de aprendizagem dos alunos;
- saber ensinar, criando situações que favoreçam ao aluno encontrar sentido para aquilo que está aprendendo;
- conhecer e saber usar as tecnologias disponíveis no sistema escolar;
- entender as implicações do uso das tecnologias e mídias nos processos de ensino e aprendizagem.
Isto requer a reconstrução da prática pedagógica do professor, ou seja, do profissional que lida no seu dia-a-dia com os fatos que emergem de realidades singulares. A reconstrução do conhecimento prático é um processo que abarca a concepção de aprender a aprender ao longo da vida.
Parte da turma Tecnologias na Educação, em momento relax para foto. Foi muito proveitoso esse curso.
Aprendizagem é um processo individual e social que a pessoa constrói na interação com o meio e com o outro. Daí a importância das interações e de situações que favoreçam a reflexão, a tomada de consciência e a reconstrução do conhecimento.O processo de aprendizagem precisa ser contínuo e, para isto, devemos nos preparar para aprender a aprender e para assumirmos uma postura de abertura e de indagação sobre a própria prática.
O aprendizado ao longo da vida pode acontecer de maneira formal em cursos de formação, no compartilhamento e reflexão sobre a própria experiência com seus pares, na interação com os alunos e com outros atores que buscam novas compreensões sobre o fazer pedagógico, na leitura de textos sobre a prática profissional, na participação em congressos e seminários e em grupos de estudos, entre tantas outras possibilidades.
Sempre que surge uma nova tecnologia, por algum tempo as pessoas ficam deslumbradas diante da novidade. No entanto, passada a euforia, o que fica desse processo inicial?
0 comentários:
Postar um comentário