9 de agosto de 2010

Conheça os aparelhos utilizados no Censo 2010.


Smartphones foram totalmente modificados de acordo com especificações do IBGE. Aplicativos para coleta, supervisão e pesquisa dos dados foram baseados em Windows Mobile e TotalCross.

O Censo 2010 já começou e a tecnologia é a grande novidade da pesquisa que ocorre este ano. Além de ser possível responder ao questionário pela internet, os recenseadores estão utilizando smartphones modificados especialmente para esse fim.



O IBGE adquiriu 150 mil aparelhos do modelo Sm@rt GM750, da LG, além de outros 70 mil PDAs (Personal Digital Assistant) MIO 550b para facilitar a contagem da população. Os aparelhos LG utilizam como base o sistema operacional Windows Mobile 6.5 e possuem tela sensível ao toque de 3" e conexão Wi-Fi.

No entanto, o edital feito para a utilização do aparelho bloqueou o envio de SMS, acesso à internet e realização de chamadas.

Os aplicativos utilizados durante a coleta foram desenvolvidos pelo próprio IBGE. A ferramenta de coleta de dados foi criada com base na plataforma open source TotalCross, enquanto os apps para supervisão e pesquisa do Censo 2010 são baseados em Windows Mobile 6.5 e, no caso dos PDAs MIO 550b, Windows Mobile 5.0.

Após a coleta de dados, os recenseadores levarão os aparelhos até um dos sete mil postos de coleta para a transmissão a um notebook. Após a transmissão, os dados são enviados através de internet, modems 2G/3G e satélite ao Sistema Central de Processamento do IBGE.

Tags
Smartphones, Tecnologia

0 comentários:

Postar um comentário