11 de junho de 2012

Como nasceu o dia dos namorados?


O Dia de São Valentim, também conhecido como o Dia dos Namorados, é uma data especial comemorada por casais de várias partes do mundo, onde se celebra o amor e a união das pessoas que se amam. Na Europa e Estados Unidos, a data é comemorada no dia 14 de fevereiro, porém no Brasil é comemorado no dia 12 de junho.

Origem do Dia de São Valentim
Na Idade Média, existia um bispo chamado Valentim que lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que naquéla época, havia proibido o casamento durante as guerras, pois acreditava que os solteiros eram melhores combatentes.
Valentim continuou celebrando casamentos, e até ele mesmo se casou secretamente, mesmo com as proibições. Valentim foi descoberto, preso e condenado à morte, porém, enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
         

 Se, tens teu coração fechado...
Vês que o posso abrir
No dia dos namorados
Olha-me de olhos piscados
Gesto de beijos a sorrir
Mesmo virada para mim.
Meu amor, meu Valentim!
Armando C. Sousa

Fonte: www.pequeninapoesias.com.br
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/dia-dos-namorados/dia-de-sao-valentino.php#ixzz1xX8zwPWY

0 comentários:

Postar um comentário