13 de março de 2012

14 de março- Dia nacional da poesia


O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves. Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.
O que é poesia
Poesia é uma arte literária e, como arte, recria a realidade. O poeta Ferreira Gullar diz que o artista cria um outro mundo “mais bonito ou mais intenso ou mais significativo ou mais ordenado – por cima da realidade imediata”.
Para outros, a arte literária nem sempre recria. É o caso de Aristóteles, filósofo grego que afirmava que “a arte literária é mimese (imitação); é a arte que imita pela palavra”.
Declamando ou escrevendo, fazer poesia é expressar-se de forma a combinar palavras, mexer com o seu significado, utilizar a estrutura da mensagem. Isto é a função poética.
A poesia sempre se encontra dentro de um contexto cultural e histórico. Os vários estilos poéticos, as fases de cada autor, os acontecimentos da época e tantas outras interferências muitas vezes se misturam à obra e lhe dão novos significados.

Este é para você se deliciar!

Soneto de Fidelidade

De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

6 comentários:

  1. Eu adoro escrever poesias e ler poesias, por que quando uma pessoas faz uma poesia, ela sempre que passar o seu sentimento atreveis da sua escrita.
    Mostre o poema que existem dentro de vocês.
    Já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo.
    Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.
    ( Clarice Lispector )

    ResponderExcluir
  2. Por muito tempo tentei enganar a mim mesmo, mentindo que isso ia passar. Bem, ‘isso’ não passou.
    As nossas diferenças nos aproximaram e me fizeram ver quem és realmente. Porque tu, tu sabes quem eu sou. Sou aquele que estará de hoje até o sempre, em qualquer lugar que você estiver, ao seu lado. Mesmo que o caminho até o fim tenha obstáculos que sejam difíceis de se enfrentar. Sou aquele que vai te segurar em todos os momentos, mesmo que me falte forças. Sou aquele que irá chorar quando uma lágrima escapar do seu olho, que fingirá estar tudo bem quando não estiver, e que enfim irá rir quando ver teu sorriso. Sou aquele que nunca irá deixar de te amar. E é um amor diferente. Este que não pede nada em troca, que não quer ser amado de volta, que não quer ser visto ou ganhar algum valor.
    Talvez você não tenha nascido para ficar comigo, mas eu nasci para ficar com você. Mesmo que estejas do lado de outra pessoa. Desde que estejas sorrindo, porque esse é meu objetivo de vida. Te ver sorrir.
    Talvez eu esteja aqui por pouco tempo, e por isso fale tudo que sinto tão rapidamente, com medo de te perder quando eu fechar os olhos.

    (Herick Sampaio)

    ResponderExcluir
  3. adoro poesias por que com elas eu me sinto mais livre mais solta. Quando escrevemos podemos ser quem quisermos podemos ir a lugares maravilhosos e inventar mundos perfeitos .
    é assim que me sinto quando escrevo...
    Amanda Vieira turismo 3

    ResponderExcluir
  4. Poesias gosto delas pois mim mostra o jeito mas fácil de expressar meus sentimentos,minha forca de vontade e as minhas diferenças através da escrita.
    jennifer silva turismo 3

    ResponderExcluir
  5. hum dos autores que sempre me chamaram atençao desde pequena foi carlos drummond de andrad e uma de suas poesia que mais admiro é essa:



    Para Sempre

    Por que Deus permite
    que as mães vão-se embora?
    Mãe não tem limite,
    é tempo sem hora,
    luz que não apaga
    quando sopra o vento
    e chuva desaba,
    veludo escondido
    na pele enrugada,
    água pura, ar puro,
    puro pensamento.

    Morrer acontece
    com o que é breve e passa
    sem deixar vestígio.
    Mãe, na sua graça,
    é eternidade.
    Por que Deus se lembra
    - mistério profundo -
    de tirá-la um dia?
    Fosse eu Rei do Mundo,
    baixava uma lei:
    Mãe não morre nunca,
    mãe ficará sempre
    junto de seu filho
    e ele, velho embora,
    será pequenino
    feito grão de milho.
    Carlos Drummond de Andrade

    ResponderExcluir
  6. REFLITA!
    "Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar.. Por isso não devemos chorar pelo que nos foi tirado e sim,
    aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre." (Bob Marley)

    ResponderExcluir