5 de abril de 2010

Semana Santa

A Semana Santa é tradição religiosa do Cristianismo que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo.

A Semana Santa se inicia na celebração da entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, que ocorre do domingo de ramos, e tem seu término com a ressurreição de Jesus Cristo, que ocorre no domingo de Páscoa.





Quinta-Feira da Ceia

É o quinto dia da Semana Santa. Neste dia é relembrada especialmente a Última Ceia. É realizada nas catedrais diocesanas, a Missa de Crisma, onde o Bispo diocesano santifica o óleo dos Catecumenos e dos Enfermos e consagra o óleo de Crisma que será usado por todas as paróquias de sua diocese durante um ano até a próxima Quinta-feira Santa, onde o óleo que restou do ano seguinte é queimado. Para a consagração de Crisma, o Bispo pede a Jesus que envie o Espirito Santo Paráclito, para que torne o óleo santo e que todas as pessoas ungidas com ele se tornem "soldados de Cristo". À Tarde, após o pôr-do-sol, é celebrada a Missa de Lava-pés, onde se relembra o gesto de humildade que Jesus realizou lavando os pés dos seus doze discípulos e comendo com eles a ceia derradeira. É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata. É nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e no amanhecer da Sexta-feira, açoitado e condenado. A igreja fica em vígila ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se revente de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão

É quando a Igreja recorda a Morte do Salvador. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e Adoração da Cruz.
Na Solene Ação Litúrgica o presidente e os ministros aproximam-se do altar, fazem a reverência e prostam-se ou ajoelham por alguns instantes em silêncio. É realizada a narrativa da Paixão: o julgamento, a via dolorosa, a crucificação. Em seguida anuncia-se intenção especial de oração Pela santa Igreja, Pelo Papa, Pelo Clero e pelos leigos, Pelos catecúmenos, Pela unidade dos cristãos, Pelos judeus, Pelos que não crêem em Cristo, Pelos que não crêem em Deus, Pelos Poderes públicos, Por todos os que sofrem. Após breve silêncio, o presidente diz a Oração Universal, à qual a assembléia responde: Amém.
Na Adoração da Cruz, todos se aproximam e beijam a cruz, levando no coração a certeza de que Jesus não fugiu dela, pois sabia que se tornaria caminho da ressurreição. Honrar a cruz e beijá-la é gesto simbólico dos fiéis para agradecer a Cristo por seu imenso amor pela humanidade.

 Domingo de Páscoa
É o dia da ressurreição de Jesus, e a comemorações mais importantes do cristianismo, que celebra a vida, o amor e a misericórdia de Deus. Este é o último dia do Tríduo Pascal e em muitos locais do mundo, nomeadamente no Brasil em muitas regiões de Portugal, marca o último dia da Semana Santa.

0 comentários:

Postar um comentário