Cinturão está funcionando em regime de testes nas rotas Fortaleza-Morada Nova e Fortaleza-Sobral
O Cinturão Digital do Ceará (CDC) entrou em fase de testes desde ontem. Trata-se de uma infraestrutura de 2.400 km de fibra óptica para transporte de dados na velocidade de 10 Gbps (10.000 vezes 1 Mbps), que cobrirá 91% da área urbana do Ceará com Internet banda larga.
O cinturão está funcionando em regime de testes nas rotas Fortaleza-Morada Nova e Fortaleza-Sobral. Até o fim de janeiro todas as 56 cidades cearenses previstas na primeira fase já estarão “iluminadas”.
Os testes realizados na última quarta-feira (22) mostraram que nos municípios de Sobral e Morada Nova é possível baixar um filme de 2 horas em apenas 30 segundos no ponto central da rede. Nestas cidades os órgãos do Governo do Estado já estão conectados por meio de rádio Wimax. Além de acesso rápido à internet, o CDC permitirá o uso de serviços como, telemedicina, ensino à distância e monitoramento de câmeras de segurança em todo o território estadual. A Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice) proverá o acesso de órgãos do Estado.
Em breve será realizado leilão de concessão de parte da infraestrutura para empresas privadas que explorarão serviços digitais por meio do Cinturão Digital.
Em contrapartida, as empresas cobrirão o custeio de manutenção e a atualização tecnológica da rede.
Fonte: Jornal O Estado
0 comentários:
Postar um comentário