30 de setembro de 2010

Projeto EDUCAREDE # Desafio de Pauta - eleições e cid@d@nia

Exerça sua cidadania também nas eleições, mesmo sem votar!


Você já deve saber que no Brasil é possível votar a partir dos 16 anos, de forma voluntária, e que depois dos 18 anos o voto é obrigatório. Portanto, se você já pode votar exerça este aspecto da sua cidadania de forma consciente e responsável. Para isso, é preciso estar bem informado sobre os candidatos e saber como usar a urna. Aproveite algumas dicas e desafios aqui apresentados.



Porém, se você ainda não pode votar, já pode atuar nas eleições de 2010! Apresentamos aqui, para você e sua equipe de reportagem, alguns desafios. Vão encarar?


De qualquer modo, em ano de eleição, mesmo que você e sua equipe não tenham escolhido esta pauta do tema Cidade e Participação Social, precisam saber um pouco mais sobre o assunto.

Por exemplo, as eleições deste ano são para quais cargos? Qual a importância das eleições para uma democracia? Conhece a história da eleições do seu país? Quem pode se candidatar? E quem pode votar? Estas e outras dúvidas podem ser esclarecidas através da mídia de forma geral, como programas de rádio, de TV, e da própria internet...


Aproveite que você está agora na internet e procure sites pelo Google usando os termos "eleições", "como votar nas eleições", "Tribunal Eleitoral" e outros que imaginar.



Uma dica é consultar o site do Tribunal Superior Eleitoral do seu país. No Brasil, consulte http://www.tse.gov.br/internet/index.html e também leia a cartilha do jovem eleitor, produzida por eles. Procure ainda pelo Tribunal Eleitoral do seu Estado (ou província, no caso de seu país não ser o Brasil). Damos outras sugestões de links a respeito na pauta "Eleições e Cid@d@nia".

0 comentários:

Postar um comentário