PAUTA 1: ELEIÇÕES E CID@D@NI@
Abordar eleições como parte do processo democrático do país. Entender a representação da nação nos poderes executivo e legislativo dos diferentes níveis do governo (municipal, estadual, federal), através das eleições periódicas. Conhecer e participar de movimentos de promoção da cidadania para ampliar o poder de influência do cidadão nas políticas públicas, tanto por meio de ações reais como de ações virtuais (e-democracia/cid@d@ni@).
Abordagens da pesquisa
- Pesquise sobre o que são eleições no Brasil, como e desde quando acontecem, sobre sua importância para a democracia no país e o que elas permitem para a governabilidade nas instâncias municipal, estadual e federal. Pesquise também o que são partidos políticos, para que servem etc.
- Pesquise sobre as eleições de 2010 no Brasil: para quais cargos do executivo e legislativo são as eleições; como os partidos políticos se organizam em alianças; quais as plataformas políticas (propostas de governo) dos principais partidos envolvidos (é possível escolher um nível de governo – federal ou estadual, para focar melhor a pesquisa); quais as propostas políticas dos candidatos.
- Entreviste moradores locais de diferentes idades e sexo para saber suas opiniões sobre as eleições; sobre suas participações em eleições anteriores; se lembram em quem votaram para presidente, governador, prefeito, deputado estadual e federal, ou vereador; se acompanharam a atuação dos eleitos; se cobraram algum político eleito em relação a algum evento ou interesse de sua comunidade etc.
- Entreviste pessoas de idade mais avançada para perguntar se acham que eleições diretas ajudaram o Brasil a melhorar e por quê.
- Pesquise diretamente em cartórios eleitorais de sua região para levantar dados sobre como ocorrerão as eleições de 2010. Procure entrevistar os coordenadores das eleições (prepare antes as questões), saber sobre a solicitação de título de eleitor, sobre o voto optativo dos jovens de 16 e 17 anos, e dos idosos maiores de 70 anos de idade, e quais dos serviços ao eleitor estão disponíveis pela internet (on-line).
- Procure por pessoas que trabalharam nas últimas eleições como mesários ou fiscais para saber como foi o trabalho, o que acharam da convocação do tribunal eleitoral, o que lembram de interessante ou curioso ocorrido durante a votação etc.
Sugestões de sites para pesquisa
1. Agência Brasil
http://www.agenciabrasil.gov.br/
Site da Agência Brasileira de Comunicação (ABC) que, além de notícias atuais e acervo de anos anteriores, oferece acesso a infográficos, blogs, vídeos, áudios, coberturas temáticas e galeria de imagens, tanto no âmbito nacional como no internacional.
2. Instituto Pólis
http://www.polis.org.br/
O Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais é uma Organização Não-Governamental de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária, pluralista e reconhecida como entidade de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu site oferece inúmeras informações sobre todos os setores da sociedade.
O Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais é uma Organização Não-Governamental de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária, pluralista e reconhecida como entidade de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal. Seu site oferece inúmeras informações sobre todos os setores da sociedade.
3.Centro de Assessoria e Estudos Urbanos
http://www.ongcidade.org/site/php/comum/capa.php
Site da ONG Cidade, entidade gaúcha que oferece capacitação técnica e alternativa em assuntos relacionados à problemática urbana.
4. Centro Brasileiro de Análise e Planejamento
http://www.cebrap.org.br/index.asp
O Cebrap é uma instituição de pesquisa acadêmica na área de ciências humanas, na qual sociólogos, cientistas políticos, filósofos, economistas, antropólogos e demógrafos desenvolvem estudos sobre a realidade brasileira.
5.IBGE Cidades
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/default.php
Site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística que oferece informações quantitativas (censos) sobre população, economia, política, serviços e ensino de cada município brasileiro.
6. Portal Interlegis – Comunidade Virtual do Poder Legislativo
http://www.interlegis.gov.br/informacoes_institucionais
O Interlegis é um programa desenvolvido pelo Senado Federal, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), de modernização e integração do Poder Legislativo nos seus níveis federal, estadual e municipal e de promoção da maior transparência e interação desse Poder com a sociedade. Os meios utilizados são as novas tecnologias de informação - internet, videoconferência e transmissão de dados.
7. O Assunto é Cidadania
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=oassuntoe.interna&id_tema=7&id_subtema=4
Conteúdo do Portal EducaRede sobre como abordar temas da Cidadania na escola. O material apresenta conceitos, informações históricas, propostas metodológicas e atividades.
8. Participação Social: o que é. Exemplos de sucesso.
http://www.metodista.br/catedracidades/publicacoes/boletim/11/historias-reais-traduzem-o-que-e-participacao-social-relatos-bem-sucedidos
Texto que define o que é Participação Social e traz relatos de experiências com sucesso.
9. Câmara Federal dos Deputados: e-democracia
http://www.edemocracia.camara.gov.br/publico/comoparticipar
O e-Democracia é um portal de interação virtual da sociedade. Seu objetivo é promover a discussão e o compartilhamento de conhecimento no processo de elaboração de políticas públicas e projetos de lei de interesse nacional.
10. Tribunal Superior Eleitoral
http://www.tse.gov.br/internet/index.html
Através dele é possível conhecer mais sobre procedimentos para participar das eleições, serviços públicos on-line disponível para os cidadãos, campanhas políticas, urnas eletrônicas, pesquisas eleitorais etc. Veja também no site do Tribunal Eleitoral de seu Estado.
11. Observatório da web
http://observatorio.inweb.org.br/eleicoes2010/index
O Observatório da Web é um projeto do INWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web que tem por objetivo capturar dados da Web oriundos de todas as fontes e em todos os formatos, processá-los a apresentar os resultados de forma intuitiva e interativa. O Observatório da Web se destina a todos, eleitores, políticos e outras instituições que atuem no processo eleitoral, como a imprensa. Através desse portal, todos podem avaliar o desempenho dos candidatos e investigar potenciais fatores que podem explicar esse desempenho.
0 comentários:
Postar um comentário