3 de maio de 2012

Google Plus – Tudo Sobre a Rede Social do Google

O Google, uma das maiores empresas mundiais na área de tecnologia, aposta em uma nova rede social, o Google Plus. Depois de tentar ser a número um em redes sociais com o Orkut, Google Wave e Google Buzz, a gigante da internet se baseia no compartilhamento de informações de sua nova ferramenta para ganhar o gosto dos viciados na vida virtual.

Com a ferramenta Circles, o Google+ pretende facilitar a busca de informações por parte dos seus usuários. As notícias aparecem de forma espontânea à medida que ela é postada por outro usuário, porém é permitido separar por categorias ou grupos de pessoas que mais interessam ao usuário, como amigos da faculdade, família ou trabalho. Por meio de outra ferramenta, Spark, o usuário consegue compartilhar conteúdos dentro dos Circles, direcionando-os para apenas alguns usuários. Assim como em outras redes sociais, o Google Plus permite compartilhar imagens, armazenar fotos, bate-papo, videoconferência e outras facilidades.

Com isso, o Google busca desbancar o Facebook, rede social que lidera o número de usuários mundialmente. Não é uma tarefa muito simples, porém algumas facilidades são encontradas no Google+ e no Facebook, com alguma vantagem à rede social da Google. No Plus, em uma videoconferência, é permitido realizar um chat com até dez pessoas simultaneamente, enquanto no Facebook, por enquanto, consegue-se fazer um vídeo chat com no máximo duas pessoas. Outra vantagem é a criação de um Google+ voltado para empresas, a exemplo do que ocorre com as fan pages do Facebook.

Não se sabe ao certo o que esperar do Plus e se ele superará seu principal adversário, mas alguns números garantem que a rede social da Google está no caminho certo. Em apenas 16 dias de criação ele alcançou 10 milhões de usuários em todo o mundo, e seu principal concorrente chegou ao mesmo número em mais de dois anos. Em 24 dias, o Google+ chegou à marca de 20 milhões, já o Facebook alcançou esse número de usuários em mais de três anos. A expectativa para 2012 é um crescimento ainda maior.

2 comentários: